Qual o certo: respirar pelo nariz ou pela boca?

Respirar pelo nariz é quase uma ação involuntária do ser humano, mas muitas pessoas ainda têm o mau hábito de desenvolver a respiração pela boca, prejudicando, assim, a qualidade de vida e ficando mais suscetíveis a gripes e a resfriados. Segundo o otorrinolaringologista Antonio Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, a forma de correta de respirar é, sim, pelo nariz.
“Todos nós precisamos respirar pelo nariz pois as principais funções dele são aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado. Quando isso não acontece vários problemas podem aparecer, especialmente infecções respiratórias de repetição, ou seja, infecções que ocorrem várias vezes”, lembra o especialista.”
Segundo Nassif, a respiração correta deve ser ensinada ainda na infância. Toda criança que respira pela boca tem grandes chances de ter infecções de garganta de repetição, bem como alteração na arcada dentária, além de desenvolver palato em forma de ogiva, tendo que fazer uso de aparelho ortodôntico no futuro.
“Além disso, as crianças também podem não ter o desenvolvimento correto da face devido à pouca aeração desta região. Por isso é importante aconselhar os pais que observem a respiração dos filhos, pois realmente é um malefício muito grande deixar que eles respirem pela boca”, resumiu o médico."