Uso de descongestionante nasal pode provocar problemas cardíacos

Tempo seco, nariz ‘trancado’ e dificuldade para respirar. E agora? Você é daqueles que recorre imediatamente ao descongestionante nasal? É bom ir com calma! Segundo o otorrinolaringologista Antonio Celso Nassif Filho, da Otorrinos Curitiba, o uso recorrente desses medicamentos pode levar o paciente a desenvolver problemas cardiológicos.
“O uso crônico dos descongestionantes tópicos nasais pode causar uma rinite chamada rinopatia medicamentosa. Com o passar do tempo, ela modifica a estrutura da mucosa, causando o que chamamos de efeito rebote nasal. Ou seja, o paciente usa o descongestionante e sente um alívio muito grande pois ele abre o nariz. Mas depois de algum tempo de uso crônico, quanto mais vezes ele usar o remédio, menos efeito ele terá, piorando, assim, o quadro de obstrução nasal. Outro detalhe bem importante é que muitos pacientes que fazem o uso constante do medicamento podem desenvolver problemas no coração”, alerta o especialista."
Mas como se livrar daquela sensação incômoda de nariz irritado e que fica coçando sem parar? Simples! Segundo o doutor Nassif, a melhor maneira para limpar o nariz é usar soro fisiológico a 0,9%.
“Ele limpa e umidifica, além de estabilizar o pH da mucosa nasal. É bom lembrar que os descongestionantes nasais devem ser evitados sempre que possíveis, tanto em adultos quanto em crianças, e só devem ser utilizados mediante orientação médica”, finalizou."